Marcadores de Páginas

25 novembro 2013
      Marcadores de Páginas é o queridinho de todos os viciados literários, atire a primeira pedra quem nunca foi na livraria apenas pra fazer a limpa nos potinhos de marcadores (ops... revelei meu segredo). Enfim, eles são lindos e nossas leituras ficam muito mais fofas e divertidas.
      Mas vocês sabem como surgiram os marcadores?
      Foi por volta da época medieval, quando eram usados metros e metros de papiro, 40 metros ou mais. Imagina se perder em meio a tantos metros? Alguns dos marcadores mais antigos eram em formato de clips e feito de papel vegetal, também usado no Egito Antigo. Mas apesar de serem muito antigos, já haviam uma grande variedade de tamanhos ou formas.
      Quando surgiu os livros impressos nem todos possuíam condições de tê-los, ficando restritos a elite, porém desde aquela época estabeleceu-se a importância de marca páginas. Então, no final do século XVI, a Rainha Elizabeth I, foi a primeira a obter um marcador de páginas para livros impressos, que não danificava os livros. Era uma espécie de fita de seda que ficava preso ao livro, hoje em dia ainda encontramos em livros antigos ou clássicos.
      O primeiro marcador descartável começou a surgir na década de 1850. Esses são os nossos queridinhos, os colecionáveis. Agradeço muito pela existência deles rsrs...
      E me conta ai, quem por aqui coleciona os mimos como eu? Minha coleção ainda está pequenininha, em média 300 marcadores.


      E antes que me perguntem como consigo tudo isso, irei revelar:
- Peço as editoras: isso não é garantia de ter um milhão de marcadores de páginas, algumas enviam, outras não, mas são pouquinhos;
- Participo de um grupo no Skoob, Troca de Marcadores: é bem simples, e onde eu consigo a maior parte dos marcadores. Você só precisa ter um link com fotos dos seus marcadores pra troca e postar no grupo. Até agora não tive problemas nenhum, o pessoal troca direitinho e tem cada um mais lindo que o outro *---*;
- Participo de eventos: como clube de livros, bienais, lançamentos e outros, rende bastante marcadores lindos <3.

      Fiquem então com alguns dos meus preferidos... Me contem sobre suas coleções... Beijos.








Marcador exclusivo do livro Quero Ser Beth Levitt que ganhei da fofa da Samanta Holtz <3

Marcador de Crochê que ganhei de uma colega no Troca de Marcadores <3

Suzane Cruz
Suzane Cruz, 23 anos, baiana que mora na Cidade Maravilhosa. Potterhead, bailarina e formada em Design de Interiores. Andou vivendo o que lê e precisou de companhia.
1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Oi,
    Como você consegue tantos marcadores? Pode me responder? Agradeço

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo