[Resenha] Deixe a Inglaterra Tremer

20 maio 2014
Autor: Sávio Lopes
Editora: Novo Século
Página: 216
Classificação: 
Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, "Deixe a Inglaterra Tremer" é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de toda parte do mundo, o intercâmbio cultural - nem sempre amigável ou bem-sucedido -, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar "sozinho no meio da multidão", as reflexões a cerca da própria vida diante de realidades tão distantes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.
"Deixe a Inglaterra Tremer" foi adquirido através da parceria com o autor Sávio Lopes.

Deixe a Inglaterra Tremer conta a história de... perai gente, agora que me dei conta de que o protagonista não tem nome HAHA. Enfim... conta a história de um jovem mineiro de 20 anos, estudante de jornalismo, que foi para Londres em uma viagem de intercâmbio por 4 meses. 
Nosso jovem sem nome é bastante tímido, e o começo da viagem é quase que um sofrimento, mas pense bem, caro leitor, você está num país desconhecido, morando com pessoas desconhecidas, sem família ou amigos por perto, eu também me sentiria triste e perdida. Porém ele logo se encontra e nós nos encontramos com ele. A partir do momento que ele começa a descobrir Londres, ela passa a ser atraente pra ele e pra nós e considerei muito bacana todos os capítulos serem iniciados com um trecho de música que resumia bem o que viria pela frente, livro com trilha sonora, olha que demais...
Todo o temor do começo do livro foi se transformando em confiança e experiências preciosas, ele começa a ter amigos e nos mostrar que em qualquer parte do mundo pode-se encontrar amigos e também pessoas difíceis de lidar.
"As pessoas lhe dão valor proporcional ao que você se dá. Não importa o quanto você seja bonito ou inteligente, por exemplo. Se não se sentir como tal, não será tratado da maneira devida. Naquele primeiro mês, estava me sentindo um lixo por isso era tratado como tal."
Páginas 91/92
Curti muito o livro pois ele me pareceu ser quase um guia de viagem super divertido, você é apresentado a pubs, lugares pra visitar, os melhores restaurantes, e até mesmo como chegar a eles com transporte público. Cheguei até perguntar pro autor se ele contou a história dele ou é algo inventado e ele me respondeu que é uma mistura de experiências próprias com ficção, e eu, particularmente, fiquei muito curiosa pra saber o que de fato aconteceu. Deixe a Inglaterra Tremer é diferente de tudo que já li, o livro quase não tem diálogos, e isso é algo que geralmente não curto porque o livro fica cansativo, porém em momento nenhum me senti farta da história, cheguei sentir saudades de Londres, mesmo sem nunca ter ido. Sávio conseguiu me mostrar que tudo depende de como é apresentado, e ele soube apresentar muito bem sua história. Maravilhoso.
OBS: Só senti falta de nosso jovem se apaixonar, já que sou uma romântica incorrigível *------*
"-Não adianta ansiarmos por uma época que já passou ou repudiar as diferentes etnias que aqui existem. Eu vim de fora, assim como vocês, e assim o país muda e se renova. Deixe a Inglaterra tremer, mudar e se tornar cada vez mais um país singular."
Página 202
Para saber mais sobre o autor, Sávio Lopes, clique AQUI!!






2 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

2 comentários:

  1. Amo livros que possuem sua própria trilha sonora! Só por saber que esse é assim já fiquei com vontade de ler.
    E no geral parece bom, irá com certeza aumentar minha vontade de ir para Londres kk.
    Bjs!
    Kami
    http://gostoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e fiquei com vontade ler o livro, primeiramente pela capa e pelo titulo, sério eu adorei, ja tinha visto a foto no instagram e fiquei super curiosa, segundo porque se passa em Londres, só isso ja fez com que a vontade de ler duplicasse e depois de ler a resenha então ela triplicou, mesmo parecendo ser um pouco diferente do tipo de leitura que eu estou acostumada vou acrescentar ele na lista :D

    Beijos e até mais!

    http://historiasdeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo