[Resenha] Um Amor Para Recordar

04 julho 2014

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 191
Classificação:
Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas,Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”
O amado de todos - menos um!

É difícil fazer um comentário sequer de um livro que todos (ou quase isso) amam. Por que qualquer coisa que você dizer contra será considerado como uma ofensa pessoal. Mas uma das coisas que me orgulho do blog Memórias de uma leitora é a veracidade que tentamos transmitir através da nossa opinião sobre uma obra. Ressaltando que são apenas opiniões, porém sinceras e sempre respeitosas.
Já devem ter deduzido que ele não foi um dos meus preferidos. Já faz alguns anos que o li e só agora decidi fazer uma resenha. Já ouviu falar que se não tiver nada de bom pra falar, não fale! Foi por isso que só fiz a resenha agora. Então... depois de tantas conversas com amigos e conhecidos sobre  filmes, essa história sempre aparecia como uma das mais comoventes de suas vidas segundo eles. O livro então, era sempre recomendado como uma leitura indispensável. Li. Esperei a parte que me debulharia em lágrimas... faltou um capítulo pra acabar... oito páginas.... três páginas... terminei. Corri em seguida pra ver o filme, veio os créditos e nada!
Não sou uma pessoa insensível como devem estar pensando, mas o romance não me moveu, entendem ? Se todos gostaram, então deve ser eu! Sempre penso assim. Ou eu devo fazer parte das outras 200 pessoas insensíveis que desistiram de acabar de ler este livro.
Já sabia a sinopse da história antes de lê-la, coisa que não gosto de fazer. Porém já sabia que a emoção seria de certa forma explorada através  das dificuldades da garota. Admita que você chorou por que ela morre! Achei um romance idealizado demais, sempre com a impossibilidade no horizonte, romance meloso. E vocês sabem que nem todos os romances precisam ser assim. Mas entendo que esse é o tipo Nicholas Sparks de ser. É o estilo dele, respeito isso. Se fosse apenas a história de amor em si talvez não emplacaria, mas as impossibilidades desse grande amor fez as pessoas chorarem, fato!
Já me emocionei com histórias parecidas, gostei! Mas admito, que essa não funcionou comigo. Por esse motivo não julgo a obra nem o autor. Valeu a tentativa.

 "E então ela partiu, com sua fé inabalável, As vezes me pergunto por que as pessoas boas se vão cedo demais, deve ser porque Deus as quer por mais tempo ao seu lado."
Thamires Vicente
Thamires Vicente, carioca de 22 anos. "PALAVRAS são capazes de causar grandes sofrimentos e por vezes remediá-los"
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Muitas pessoas não gostam do filme... Acho que o que emociona mais é o filme...
    Gostei da sua sinceridade!
    xoxo
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Digamos que o filme é o meu preferido e o livro me decepcionou. Realmente o livro não é comovente, ou não surtiu efeito particularmente em mim, mas o filme não tenho o que reclamar, ou trocar, ou nada. Meloso pode até ser que seja, mas todo jovem em começo de namoro é meloso kkkk mas como disse, no Memórias de uma Leitora transmitimos veracidade através das nossas opiniões :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzane, acabei de conhecer o seu blog e me encantei.
    Já estou seguindo.
    Thamires, eu realmente gosto de pessoas sinceras e acho que só gostei mais do livro porque assisti o filme antes.
    Se quiser visitar o meu blog, fico feliz.
    http://agarotacomolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Das pessoas que conheci que comentaram sobre, uma boa parte viu o filme primeiro e depois foi conhecer o livro, que acabou se tornando um dos preferidos deles. Pelo visto o livro não é um favorito absoluto das leitoras. Mas para mim não deixa de ser fofo e romântico.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thamires,
    nunca fui adepto de romances mas gostei do filme, que assisti muito antes de adquirir o hábito de ler, dei o livro de presente à minha irmã, ela gostou (como eu esperava que acontecesse) mas quando fui ler achei tão, tão mas TÃO inferior ao filme que me decepcionou, e olha que li sem expectativa nenhuma, só querendo ver ele mostrar como estar em dois lugares ao mesmo tempo.
    Grande abraço!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acho que livros e filmes de romance dependem muito da pessoa que assiste. Às vezes a forma que o romance é apresentado comove uns e outros não, como aconteceu com a sua irmã. Mas mesmo assim não dispenso, ainda posso indicar as pessoas que gostam do gênero, como você fez.

      Obrigada pelo comentário, abraços.

      Excluir
  6. Olá,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, gosto da escrita do autor e pela sua resenha sei que vou gostar desse também...parabéns pelo blog...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antonio,

      Geralmente as pessoas que leem e gostam de um dos livros do Nicholas Sparks acabam se apaixonando por todos os outros títulos do autor. Aproveite e deixe este fazer parte da sua estante, quem sabe pode se tornar um dos favoritos?

      Boa leitura.

      Excluir
  7. Não li o livro ainda, mas jah vi o filme e realmente não me emocionou. A gente deve ser insensível. ahahhaha. Mas td bem. Jáh chorei em vários outros que td mundo ri. Eu choro olhando desenho animado. Fazer o que??? Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gih... parece que a nossa perspectiva emotiva está voltada para outro gênero. haha
      Mas mesmo assim vale a pena tentar ser conquistada por outros livros, quem sabe pode ser um romance também ? Ou um desenho animado no seu caso! rs'

      Beijos e abraços.

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo