Curiosidade: A moda dos livros interativos.

02 fevereiro 2015

Livros normalmente são para ler histórias, seja ela qual gênero for, certo? Sim, mas não esses. Os livros interativos são um convite para você desenhar, colorir, fazer listas, criar, participar, se divertir e até mesmo destruir. Cada vez mais vemos livros interativos no mercado literário e eles estão caindo no gosto dos leitores, mas na minha humilde opinião alguns deles são bem juvenis, como se fossem aqueles diários cheios de segredos que escrevemos na pré-adolescência/adolescência. 

O ideal é você criar livros repletos de criatividades e quando isso acontece eles ficam lindos de viver e imagino que esses livros te possibilitam uma auto reflexão incrível, nos dando a chance de passarmos um tempo consigo mesmo e se entendendo.

Então resolvi listar os livros interativos do momento:

Destrua Este Diário
Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais lúdica e inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua Este Diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreia como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa surgir.


Diário da Seleção

A Seleção é aquele tipo de série que nos deixa pensando sobre a história e os personagens por muito tempo... e com vontade de compartilhar tudo com outras leitoras tão apaixonadas quanto a gente.

Se você não consegue ficar muito tempo longe de America, Maxon e o mundo de Illéa, o Diário da Seleção será sua companhia perfeita durante um ano inteiro. Em suas páginas com design especial, você poderá mergulhar no universo da série, contar um pouco sobre você, além de montar playlists, criar desenhos, colagens, novas passagens para os livros e muito mais.



Diário de Demi Lovato - Staying Strong
Após o sucesso arrebatador de Demi Lovato: 365 dias do ano, que se tornou best-seller número 1 do New York Times, chega uma nova obra que caminhará de mãos dadas com o livro de estreia da cantora Demi Lovato. O diário de Demi Lovato Staying Strong apresenta, em um design único e inovador, novas citações escolhidas por Demi, que irão inspirar e motivar os leitores a abrirem seus corações explorando a felicidade, a tristeza e tudo que há entre estes sentimentos tão opostos. No entanto, talvez a maior mensagem deste livro seja que é vital se expressar diariamente para que possamos continuar fortes. O diário de Demi Lovato Staying Strong é um livro honesto, terno e impactante, que permitirá a todos que o lerem exporem seus sentimentos com segurança e lirismo.


Eu + Você = Nós
Eu + você = nós é um livro criativo e interativo para o leitor compartilhar com uma pessoa especial, ou muitas (ou com um amigo diferente a cada página). Da mesma forma que o fenômeno "Destrua este diário", o leitor é levado a preencher as páginas com suas melhores lembranças de coisas triviais ou marcantes, como a última vez em que deram risada juntos, o que um não poderia ter feito sem o outro, como um descreveria o outro para um estranho, a trilha sonora ideal da relação e assim por diante.





Gaveta de Bolso
Você tem uma ideia. Ela é boa. Ah, vá: é mais ou menos boa. Se estivéssemos em outra época, iria para a gaveta. Hoje uma ideia precisa penar muito para atingir o status de gaveta. Elas no máximo ganham uma estrelinha no e-mail. Por isso, é sempre bom ter uma gaveta, assim, por perto, para guardar o que há de melhor, o que consegue sair das estrelas do Gmail…
A cada página, o livro faz convites para que o dono o complete. Topa fazer uma lista de ex-namorados que você deixa de fora da lista oficial? E ligar os pontos para formar um pote de Nutella? A ideia é que o leitor seja, na verdade, o autor principal e vá recheando o livro a partir dos convites que fazemos.
~ O livro possui a versão impressa e ebook. Para ter a versão ebook, faça o download.

Jardim Secreto
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida.

Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse.

Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.

Listografia
O livro definitivo para todas as listas da sua vida! Nostalgia . Essa foi a inspiração de Lisa Nola para inventar um tipo inusitado de autobiografia. Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer?


Neste livro, o leitor vai rememorar episódios engraçados da própria vida, filmes e livros interessantes, pessoas que conheceu e muito mais. Com diversas perguntas bem-humoradas e ilustrações bastante divertidas, Listografia o incentivará a colocar no papel pedaços de sua história pessoal. Ao final, Lisa convida o leitor a soltar sua imaginação e inventar suas próprias listas personalizadas. Esta é, acima de tudo, uma reflexão leve e sensível sobre os nossos interesses, nossa memória e nossos sonhos, e as páginas preenchidas podem servir de lembrança para os momentos de nostalgia ou revelar características intrigantes e inusitadas do seu dono.

Com proposta semelhante a sucessos como Destrua este diário e Termine este livro, Listografia é completamente interativo, convidando o leitor a intervir na obra e criar suas próprias listas.
A obra traz inúmeras ilustrações divertidíssimas de Nathaniel Russell, incentivando o leitor a desenhar também suas criações.

O Livro do Bem
Este é um livro diferente, porque é sobre alguém muito especial: você. É um espaço para você fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão lembrar você que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não a acreditar muito.

Este é um livro sobre amor, felicidade e alegria de viver. Mas ele só vai acontecer completamente se você topar embarcar nessa loucura fazendo-o seu de verdade. Cada minuto que você dedicar a estas páginas farão com que este livro se torne mais completo e mais seu. Então vem! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com tag #livrodobem. Porque o que é do BEM merece ser compartilhado!

Termine Este Livro


Um livro de conteúdo profundamente misterioso foi abandonado em um parque. As páginas, soltas, foram embaralhadas pelo vento, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras Manual de instruções. Keri Smith, autora de Destrua este diário, oferece ao leitor um novo desafio — decifrar o que há por trás dessa história e completar o conteúdo desconhecido da obra. E é claro que Smith não deixaria o leitor desamparado: a fim de realizar a missão, ele passará por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e aprenderá a desvendar códigos secretos, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias.

Uma Página de Cada Vez
Pense em alguma coisa que deixa você inseguro e escreva o que é em letras enormes. Use o espaço todo! Olhe bem para o que você escreveu. Agora vire a página. No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas como esta para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.

14 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

14 comentários:

  1. Tenho o Destrua este diário e eu gostei desse de compartilhar com alguém, vira um registro único. Vou procurar nas livrarias aqui da minha cidade.
    Beijos, Brenda do SDU http://sanduichdeunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Destrua Este Diário é o mais comum entre os leitores né?! E eu estou louca pelo O Livro do Bem e Jardim Secreto, parecem ser lindo <3

      Muito obrigada pela visita :*

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Tenho Destra este Diário, estava super ansiosa para comprar, mas acabei me desanimando e hoje nem faço mais o que o livro manda, me arrependi de comprar rsrs. Então, acho que não gasto mais dinheiro com este tipo de livro.
    Beijos :)

    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz.

      Olha, de início o Destrua Este Diário me deixou meio horrorizada, imagine destruir um livro kkk mas depois que vi as coisas lindas que o povo fez com ele fiquei até animada. Tente se inspirar na Internet, aposto que o seu ficará lindíssimo.

      Beijos e muito obrigada a visita :*

      Excluir
  3. Eu tenho o Destrua este diário, vou confessar: Não fiz tudo que o livro disse, não destruí, mas deixei a minha marca =D
    Adorei a postagem!
    beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine, acho que isso é o mais importante, deixar sua marca de algum jeito e o povo brasileiro é muito criativo e consegue destruir de uma forma linda.

      Obrigada pela visita, grande beijo :*

      Excluir
  4. Eu to doida pra comprar o Destrua este diário e o da Demi. Tenho o 365 dias no ano e sou apaixonada na maneira como ela escreve, além de eu ser muito fã dela, então estou doida pra comprar este.

    Blog | FanPage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, também sou louca pela Demi, tão linda e talentosa *----* Eu quero muito o 365 dias no ano e espero conseguir logo.

      Grande beijo :*

      Excluir
  5. Tenho o "Termine este livro", mas na versão inglesa. E quero muito comprar o "Destrua este diário!", gosto muito deste tipo de livros. Acho que são perfeitos para estimular a nossa criatividade.

    Beijos
    http://fuieuquedisseblog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acho que são a principal função dele, estimular a criatividade e o auto conhecimento.

      Deve ser muito amor a versão em inglês. Depois me diz como foi a experiência com o Destrua Este Diário.

      Grande beijos e obrigada a visita :*

      Excluir
  6. Ou Su.

    Aiii adoro todos!
    Alguns já conhecia outros não. E conheço alguns que não estão ai. Mas só tenho o Destrua, e tem um que eu amo mas não tem na listinha que é o Livro dos Desafios, eu preciso interagir com eles, mas está faltando tempo.

    Você leu minha mente, anotei na agenda para fazer um post sobre isso tb, pq acho muito interessante esses livros.

    Muito lindo seu post.

    Beijossss

    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê. Acho que temos alguma sincronia porque muitos posts que você escreve eu estava planejando kkk

      Eu não tenho nenhum desses acredita? Mas quero muito O Livro do bem e Jardim Secreto, são muito amor.

      Muito obrigada pela visita Fê linda <3

      Excluir
  7. Acho um máximo esses livros.
    Tenho o Destrua Esse Diário e o Livro do Bem mas quero muito o Listografia e o Uma Página de Cada Vez...esse tipo de livro tende muito a crescer...e nós amantes de livros ficamos malucos UAHUAHUA
    Beeeijos,
    Karen de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Karen kkk nos somos loucos por qualquer tipo de livro ne?

      Eu quero muito O Livro do Bem, acho ele tão fofo e meigo. E esses livros vem crescendo muito no mercado, o que acho ótimo.

      Muito obrigada a visita querida, grande beijo :*

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo