Os #10 Maus Hábitos dos Leitores

23 fevereiro 2015
Ser leitora é uma dádiva. Cada leitor tem seu jeitinho especial de se expressar e sentir o seu apreço pela leitura. Alguns começaram desde cedo e outros foram apresentados aos livros já adultos e encontraram neles o singelo dom das palavras.

Imaginando aqui cada tipo de leitor listei os 10 mais -ou seria 10 menos?- hábitos negativos dos leitores. Quem sabe você leia e se encaixe em algum dos itens abaixo ou em todos! hihi E tente rever alguns costumes (feios) que vem cultivando, corrigi-los poderá tornar sua leitura mais agradável.

Vamos lá!


#1 - Ler com pouca luminosidade
 Um erro clássico! Sabe aquela hora que um alguém passa desligando todas as luzes da casa só para passar um recadinho diretamente para você e para seu livro? Ou seja, por hoje já deu! A maioria de nós ignora e continua lendo nem que seja com a luz da varanda, do corredor ou -quem nunca- com uma lanterna. O fato é que nós sabemos -pelo menos a maioria deveria- que isso afeta diretamente nossa visão. E se o que eu disse não serviu como aviso, minha mãe geralmente falava: "quero ver é você ler quando sua vista estiver ruim e não conseguir ler mais nada, só com o fundo de garrafa." EU SEI! Medonho! Mas serve para pensar duas vezes.

#2 - Falar spoiler à um amigo que ainda não leu o livro.
Às vezes o livro é tão bom e acaba tão rápido que você se sente na obrigação de repassar o livro à um amigo só para ter alguém para debater a estória, só que às vezes nos  empolgamos muito e ao invés de passar uma breve resenha nos vemos contando o enredo completo com direito a saber quem morreu e quem se apaixonou na trama. Temos que tentar cativar o leitor mais próximo e não tirar o interesse dele de ler o livro. rs'

#3 - Marcar o livro com a aba lateral.
 Ah, esse é um dos ruins. Pode ser que alguém pense o contrário, mas eu acho que deforma um pouco a capa. Livro como esses geralmente são de capa mole e são grandes, com mais de cem páginas. Então ao marcar esse livro com a aba, quando estiver lá pela metade do livro ela já estará amassada e  ainda por cima escapa se tiver segurando muitas folhas. Se não tiver um marca página por perto e estiver lendo no ônibus por exemplo e não tiver jeito anote a página em que parou no bloco de notas do celular. Problema resolvido e sem nenhum amasso.

#4 - Parar uma leitura para iniciar um segundo ou terceiro livro.
EU! \o/ Já fiz isso e não faço mais. Até mesmo quando tenho que ler livros da faculdade, prefiro parar a minha leitura atual por um momento e reinicia-la mais tarde. Imagina misturar teorias com um livro de romance. Ou pior já li quatro juntos e um deles era em inglês, na metade já não sabia de nenhuma das três histórias. Moral, mesmo que queira abraçar a livraria inteira, faça isso um livro por vez. E se quiser aprimorar, faça aos poucos.

#5 - Colocar o livro na mochila ou bolsa.
Me arrependi e me arrependo toda vez que faço isso. Especialmente com os livros de capa mole. Ao fazer isso  formam-se orelhas na capa e nas folhas, isso se tiver sorte de nenhuma garrafa, batom ou creme abrir na bolsa. Ultimamente carrego eles na mão para evitar que isso aconteça.

#6 - Deixar o livro dentro do carro.
Confesso que fui eu que fiz isso também. hehe E vou adverti-los, não façam o mesmo. A primeira vez deixei -esqueci- o meu exemplar em cima do porta luvas, o sol "cozinhou" o livro e todas as páginas ficaram onduladas como se tivesse caído em um balde d'água. Outro erro é guardar o livro em no carro do amigo e esquecer de pegar, resultado... mais de três semanas para tê-lo de volta. Novamente, não façam isso.

#7 - Comprar, comprar, comprar mais livros antes de ler os que tem.
Estou me entregando. A promessa de fim de ano já foi quebrada no início do ano novo, não resisti e já comprei alguns exemplares, minha desculpa é que livros não caem do céu, preciso comprá-los e que livros nunca é demais hihi. Mas o que não podemos é esquecer dos que ficaram para trás na estante esperando nossa atenção antes de desvairadamente comprarmos mais mais e mais.
 
#8 - Ler durante à noite inteira ou por horas seguidas.
Aquela velha história de só mais um capítulo... quando nos damos conta já estamos passando da metade e pensando no próximo da série. Tudo por causa dos habilidosos escritores e suas tramas perfeitas. hehe Não pensamos há que horas teremos que acordar no dia seguinte ou de quantas xícaras de café serão necessárias para nos manter acordados,  quando nos damos conta não sabemos mais que horas são. Porém algumas horas de sono fazem toda a diferença.

#9 -  Rasurar os livros ou fazer orelhas
Aquele livro que tem  tantas frases de efeito e tantos quotes bons se você sai marcando quase todas as páginas. O melhor é que se for fazer isso, faça com lápis para que seja reversível -NUNCA marca texto- ou tire uma foto com o celular e transcreva. Lembra da professora do primário que falava: cuide bem dos livros, eles são seus amigos?



#10 -    ______________________________________________________________________ .


Ufa! Foi uma maratona.
Deixei o #10  para vocês leitores preencherem com um hábito que você tenha ou que você ache ruim.  Compartilhe com a gente nos comentários.
Thamires Vicente
Thamires Vicente, carioca de 22 anos. "PALAVRAS são capazes de causar grandes sofrimentos e por vezes remediá-los"
23 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

23 comentários:

  1. Adorei o post e confesso que faço alguns desses pecados!
    Eu coloco livro dentro da bolsa, mas não jogo simplesmente ele lá dentro, sempre o enrolo em uma blusa bem macia e assim consigo conservar o livro e impedir de amassá-lo e até sujá-lo com algo de dentro da bolsa.
    Antes eu comprava muito livro sem ter concluído os que já tinha, mas estou mudando isso e realmente é bem mais gostoso comprar livros quando não se tem quase nada não lido na estante. :)

    http://leroujogar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente para colocar na bolsa tem que proteger bastante por que remexe tanto que pode acabar estragando. Para mim pelo menos Jennifer, não comprar livros desvairadamente é o mais difícil de seguir.

      Excluir
  2. Ol bem??

    Adorei o post... Admito que eu peco com a luminosidade e sempre levo eles na bolsa... Realmente não gosto de leva-los dessa forma, pois como você disse, geralmente ficam machucados no livro... Mas eu geralmente saio na correria, e sair sem livro é o que não da.

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Sabe que sempre que que eu saio de casa sem livro eu me arrependo ? Sempre que faço isso acontece de ter que ficar horas em uma fila, ficar na sala de espera. Nesse caso é melhor sair com ele na mão mesmo, o negócio é não ficar sem companhia.

      Beijos.

      Excluir
  3. O décimo poderia ser ter reações engraçadas gritos e espanto ao ler um livro.... Vivo fazendo isso... kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lícia,
      Ultimamente faço isso bastante. Já aconteceu de eu ficar rindo sozinha e fazer essas expressões de espanto.

      Está perdoada Lícia, o seu erro não é tão grave.^^ Mas imagina só as pessoas vendo nossas reações quando estamos na rua.

      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  4. Acho que comer quando estou lendo rsrs.

    Espero sua visitinha lá no blog tá? Beijos
    www.vitoriareginah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixii, essa eu não tinha pensado hein! Inédita. Realmente precisa estar nos #10 maus hábitos de leitura.

      Obrigada pela visita Vitória ;)

      Excluir
  5. kkk totalmente em. O que eu mais faço é ler com a luz apagada. Eu sei que faz mal para a visão, mas é a unica hora em que eu consigo ler e minha mãe odeia luz na cara quando vai dormir então eu tenho que ficar no escuro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece sempre comigo. Até que eu desisto e vou ler sentada no corredor com algumas almofadas, é um pouco menos prejudicial para a visão só que bastante doloroso para a coluna. hihi

      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  6. Eu faço muitas coisas da lista,mas uma que não tá aí é limpar os livros,sabe aqueles novos que a gente acaba de ler? Então,como são muitos,acabo não tendo tempo de limpar todos,mas eles sempre precisam de um ar fresco e um paninho,ajuda a manter o livro mais conservado,enfim,um dia eu tomo jeito kkkkk
    Adorei o post,beijos ^.^
    www.littlewonderscrm.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece...sou desse também! temos tantos para ler que às vezes ficamos sem tempo. Geralmente tiro a parte de um dia para limpar a estante e colocar alguns abertos na varanda para tomar um ar fresco e não ficar com cheiro de mofo.

      Um dia tomamos jeito hihi

      Excluir
  7. kkkkk armaria faço alguns, mas nada que o machuque do tipo botar na bolsa ou no carro ou fazer orelha, o 10 poderia se apaixonar por um personagem kk' Eu sempre faço isso!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se apaixonar por um personagem é quase tão inevitável quanto não ler mais livros. Confesso Ana Karla que acontece com todos rs'
      Veja por esse lado... não é um erro tão grave. Ruim mesmo é quando o livro acaba e não tem continuação. Já se sentiu abandonada por um personagem que se apaixonou ?

      Grande abraço!

      Excluir
  8. Gente sobre o 3 como eu tenho raiva de quando minha amiga faz isso. Tenho vontade de dar uma surra. Também me arrependi de colocar na bolsa, chover e estragar a capa. Hoje ando com o livro que estou lendo dentro de um saquinho.
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima ideia Sofia! Um saquinho plástico dentro da minha bolsa poderá me ajudar bastante. Obrigada pela dica ;)

      E a respeito de querer agredir a sua amiga -coitada da menina rs'- já senti o mesmo por uma pessoa que dobrou a aba lateral só que o pior de tudo é que eu não conhecia a pessoa! Precisamos nos conter rapidamente!hehehe

      Excluir
  9. Oi Su.

    Amei o post.
    Bem desses mal's ai só morro do primeiro, sétimo e oitavo. Mas o 7 este ano já estou mudando rs.
    Bem o cinco faço normalmente mas sempre coloco dentro de um saco plástico e ainda por cima na minha capa de livro, ou dependendo só carrego ele na minha bolsinha para o livro mesmo.
    Mas infelizmente cometi um acidente com um deles. Coloquei na mochila em dia de chuva e na pressa não coloquei no saco plástico, e minha mochila molhou inteira nem preciso falar o que houve com o meu lindo livro.
    O coitadinho fica ali me crucificando toda vez que olho para ele.

    Como 10 vou colocar o Hábito feio de ficar "gansando" outras pessoas que estão lendo próximas a nós, ate fazer alguns contorcionismos para descobrir o que elas estão lendo kkkk.

    Beijosss
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,

      Uma leitora me deu essa ideia de colocar no saquinho, ótima por sinal. Já pensei em usar capas para proteger, só que o problema seria que eu teria que comprar várias por que cada livro tem um tamanho diferente.
      Sinto muito pelo seu livro, dia de chuva é realmente fatídico para eles.
      Mas todos esses nossos "erros" pelo menos significam que somos LEITORES e que sempre temos uma boa companhia em mãos, tudo tem seu lado bom viu? ;)

      Beijo grande para ti Fer.

      Excluir
  10. UHEHUEUH, pensei que não ia me identificar com nenhum dos "10 menos", estava enganada :P , no que se refere a cuidado "físico" do livro sou 99,9999% cuidadosa, mas amo ler vários livros ao mesmo tempo, as vezes ler com pouca luz ... etc! :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo leitor tem seus errinhos. Cuidado, cuidado e cuidado é muito importante e o melhor de tudo... aproveitar a leitura :D

      Obrigada por compartilhar conosco.

      Excluir
  11. ihhhhhhhh eu me identifiquei em vários itens aí em cima.. levar livro na bolsa, marcar o livro com abas laterais, rasurar livros (escrevo principalmente os significados de palavras que não sei depois de pesquisar no dicionário).. Parabéns pelo blog, amei o layout!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escrevi esse post realmente pensei que muitos se identificariam.
      Viu só ? Leitor só muda de endereço.
      Li vários comentário e me surgiu um ideia
      Para levar os livros tive a ideia de carregar em EcoBags, conhece? São bem baratinhas e leves e qualquer coisa é só dobrar e colocar no bolso. Já anotações eu sempre faço em um pedaço de papel separado que eu dobro e ponho dentro do livro, acaba servindo como marcador também :)

      Obrigada por comentar Renata.
      Beijos.

      Excluir
  12. Só falou verdades, flor! Hahaha. Comprar,comprar,comprar...
    somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo