[Tag] Os Sete Pecados Literários

28 setembro 2015
É esse o título que você viu mesmo. Diferente não é? Você com certeza já ouviu falar sobre os sete pecados capitais. E os sete pecados literários? 
Baseado nos pecados capitais, elaborei os errinhos que nós leitores estamos mais acostumados a cometer e eu duvido que você não irá se identificar em ao menos um deles. E que atire a primeira bolinha de papel quem nunca praticou um deles. 
E te desafio a ler e a encontrar um 8° pecado para adicionar à lista. Leitores prontos para confessarem os seus pecados?

"Eu sou um viciado em livros e não me arrependo de nada."          
1° Preguiça 
Aquele livro que está na sua estante pedindo para ser lido e está quase virando casa de aranha e traça e você não teve a coragem de ler ainda por preguiça. Essa vale para os leitores que também estão protelando para terminar um série/saga.
Eu me entrego, sou dessas.

2° Gula
Sempre querer comprar mais livros do que pode ser humanamente possível ler. A estante está lotada de opções mas sempre está a procura de mais. Por que não?

3°Avareza
Ter ciúmes dos livros todos nós temos, mas não querer que mais ninguém os leia e mantê-los sob cárcere na estante é um pouco cruel. Esse tipo de leitor pode ter mente aberta para o livros mas é mão fechada para emprestá-los a qualquer um. 

4° Ira
Aquele momento que o enredo atinge o ápice e você é rudemente interrompido, e é assim que você é tomado por esse sentimento. Ou até mesmo quando pedem emprestado o livro e quando ele volta para você parece até ser um exemplar de "Destrua este Diário"

5° Soberba
"Eu li e você não" Conhece esse tipo de pessoa que se acha o melhor do melhor do mundo por ir ao cinema ver a adaptação depois de ter lido o livro e se achar a pessoa mais sagaz da sala com direito a julgar da forma que quiser? Então...chatoo.

6° Vaidade
O leitor vaidoso é aquele que é atraído pelas capas mais bonitas  e até mesmo os exemplares para colecionador mais caros que houver; e se sair capa promocional do livro ele estará lá para comprá-lo também, mesmo que já tenha a versão anterior. Vaidade é fogo, hein! E caro!

 Luxúria:
Esse é típico entre os leitores. A estante está lotada de opções mais sempre que aparece uma promoção não resiste e se justifica  para si mesmo para amenizar a culpa. Um típico consumidor.

Quais foram os pecados literários que você se identificaram? E quais mais há para ser adicionado à lista?
Thamires Vicente
Thamires Vicente, carioca de 22 anos. "PALAVRAS são capazes de causar grandes sofrimentos e por vezes remediá-los"
6 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

6 comentários:

  1. Olá Thamires, tudo bem? :)
    Amei o post, e vou confessar uma coisa, eu sou dessas que se deixa atrair pelas capas! E também me deixo afetar imenso com a preguiça... E realmente é muito mau, não é?!
    Continua com o bom trabalho, ando a amar o blog ultimamente, o conteúdo está sempre a melhorar.
    Se puderes passa lá no meu blog também ficarei muito grata! Beijinho ♥
    Blog Alexandra's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas são enganosas! Já passei por isso. Mas tenho que confessar que as editoras realmente estão arrasando nas capas. Uma melhor que a outra, aí fica fácil cair na tentação.
      Já a preguiça? Deixa ela de lado e vamos ler! Dos pecados até que os seus não são os piores. kkk

      Obrigada pela visita e gentileza. Nos vemos por aí nesse mundo literário :D

      Excluir
  2. Ultimamente tenho sido bem preguiçosa... mas o pecado que mais me acompanha é a ira. ODEIO quando empresto um livro - ou qualquer coisa - pra uma pessoa e ela devolve danificado!

    www.umatalxavier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar que a sua ira é justificada nhe. Já é um sacrifício para nós leitores emprestarmos nossas edições e a pessoa ainda por cima devolve danificado? Desse jeito não tem coração que aguente! rs'

      Abraço grande.

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei o post!
    Acho que o meu maior pecado é a avareza. NÃO MEXAM NOS MEUS LIVROS! Eu sempre indico os livros bons que leio, mas é para cada um comprar sua própria edição!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a sinceridade! LIVROS, TODOS MEUS! haha'
    Vamos pensar pelo lado positivo? Você indica bons livros para as pessoas! Já está fazendo o bem, não é mesmo.

    Obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo