[Resenha] O Que Há de Estranho em Mim - Gayle Forman

17 fevereiro 2016
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Páginas: 224
Classificação: 
Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. 
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. 
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

Brit é uma garota de 16 anos que mora com seu pai, madrasta e meio irmão. Ela não se dá bem com a madrasta, a chama de Monstra e costuma ser esnobada por ela. As coisas começaram a ficar ruins depois que sua mãe, que tinha problemas mentais, sumiu. Brit passou a usar cabelo com mechas rosas e entrou em uma banda de rock e chegar de madrugada quando faziam showns, aquilo era seu refúgio daquela loucura que virou sua vida, mas a Monstra considerava tudo uma grande rebeldia da adolescência e não apenas uma fuga saudável de tudo aquilo.

Certa vez o pai de Brit marcou uma viagem com a família da qual Brit não queria ir, afinal além de ter que conviver com a Monstra teria um show naqueles dias, mas nenhum argumento foi suficiente para fazê-la ficar. Mas o que ela não sabia era que a viagem era apenas uma farsa para interná-la numa clínica.



Brit não conseguia entender os motivos de estar ali, e acreditava piamente que era tudo ideia da Monstra para se livrar dela e ter sua família perfeita com seu pai e meio irmão. Mas porque seu pai fez isso com ela? Porque a colocou naquele inferno?

Brit tentou resistir, mas acabou percebendo que para sair dali deveria ao menos fingir que seguia as regras do local, e isso incluía xingar as outras jovens, ofende-las em rodas de supostas terapias, dedurá-las sempre que infringiam as regras e etc... Um verdadeiro caos com pessoas que nem eram terapeutas de verdade e que tinham prazer em mexer com todo seu psicológico, debilitando até a saúde de algumas internas.



Mas no meio de tudo isso Brit encontra V, Bebe, Martha e Cassie, um grupo de meninas que também resistia ao modo de tratamento daquele lugar. Elas se uniram e se encontravam as escondidas na madrugada para trocarem forças e experiências. 

Até que quando a coisa começa a ficar insuportável para todas e começam a acontecer coisas que ferem suas segurança e saúde, elas resolvem criar um plano para quebrar aquele sistema doentio e fechar a clínica, mostrando para todos, principalmente para seus pais, que aquele lugar não fazia bem nenhum para elas.


O livro é fantástico, de leitura super rápida e gostosa. É surpreendente as descobertas, como mexem com o psicológico das pessoas naquele lugar, como os pais acreditam fielmente que estão fazendo bem para seus filhos. É empolgante como elas se unem e se encontram, aquela adrenalina do perigo constante, de serem descobertas a qualquer momento e de como reagem a toda opressão sofrida. Eu amei demais o livro, poderia até ter sido mais longo que eu amaria. No final a autora fala de onde veio sua inspiração para escrever o livro e faz um lindo apelo para que fiquemos de olhos abertos nesses lugarem medonhos, que mais traumatizam que ajudam os jovens. É uma grande forma de reflexão, nem sempre estamos fazendo o bem, por mais que as intenções sejam as melhores.
Suzane Cruz
Suzane Cruz, 23 anos, baiana que mora na Cidade Maravilhosa. Potterhead, bailarina e formada em Design de Interiores. Andou vivendo o que lê e precisou de companhia.
20 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, convido você a lê-lo e depois me contar o que achou. Obrigada pela visita, beijos :*

      Excluir
  2. Adorei essa resenha, tinha ouvido falar do livro, só comentários positivos.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, é ótimo mesmo o livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada pela visita, beijão :*

      Excluir
  3. adorei a resenha, e esse livro está nas minhas metas de leitura desse ano.
    O que eu mais gostei desse livro foi a capa, pois estava achando muito repetitiva as capas da Gayle Forman

    bjuuus
    www.tutiaah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Gayle tava com um padrão que estava ficando chato, mas essa capa veio arrasando, eu sou apaixonada por ela. Leia siiiim, correndo <3 Obrigada pela visita, beijooos :*

      Excluir
  4. Oi flor sou do blog Falando Bobagens
    Então te indiquei em um prêmio, espero que goste rs.
    http://blog-falandobobagens.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html?m=1.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu adorei a Resenha,nunca tinha ouvido falar neste livro,mas eu gostei bastante :)

    Beijos
    ♥ Fashion & Glamour Oficial || Visite-nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz. Leia o livro e depois me conte o que achou. Obrigada pela visita, beijos enormes :*

      Excluir
  6. Adorei a resenha estava com vontade de conhecer este livro, agora a vontade só aumentou, adorei o seu blog

    www.mundodaclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clarinhaaa (íntima já, hihi). Fico muito feliz que sua vontade tenha aumentado, obrigada por sua visita. Beijos no coração :*

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha, Suzane!!!
    Minha irmã ama essa escritora, estava pensando em comprar para ela, mas não sabia muito se ela iria gostar. Sua resenha foi bem esclarecedora! Vou procurar por ele! =)
    Obrigada!
    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom saber disso Mari, se ela ama a escritora ela vai amar esse, foi o meu preferido dela. Beijos enormes e obrigada pelo seu comentário :*

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha, muito boa.
    Não conhecia a escritora e nem o livro.
    Mais eu já estou louca para ler, parece ser muito bom pela sua resenha.
    Beijos, estou seguindo o blog vem conhecer o meu também ❤

    https://princesasviciadasemmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, muito obrigadaaaaa. Fico muito feliz que tenha curtido a resenha. Obrigada por sua visita. Beijão :*

      Excluir
  9. Quero demais esse livro, quase todo mundo dando 5 estrelas.
    Preciso! E o título é bem chamativo.
    Adorei a resenha!!!

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Título chamativo, capa linda, autora conhecida, história maravilhosa, tudo contribuiu pra esse livro ser incrível. Leia sim e depois me diga se gostou. Obrigada por sua visita. Beijos enormes :*

      Excluir
  10. Eu já tinha vontade de ler esse livro, depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda. Adorei, de verdade.

    http://angelicabello.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda, fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Leia e depois me conta o que achou. Beijoooos, obrigada pela visita :*

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo