[Resenha] Surpreendente! - Maurício Gomyde

27 abril 2016
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção
Páginas: 272
Classificação: 

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
Pedro é um homem de 25 anos apaixonado por cinema e arte. Sempre diz que o cinema, a literatura e a música são a santíssima trindade para salvar a humanidade da derrota como espécie. Seu amor pela arte fazia com que ele desejasse alcançar e incentivar outros, criando assim o Cinema Felicidade.

Pedro trabalha no último CineClube da sua cidade, e luta todos os dias para fazê-lo dar certo e evitar que ele se torne uma boate, mas as coisas não andam muito bem, as sessões andam cada vez mais vazias. Nessas ocasiões tinha a ajuda e o apoio de sua amiga Maya, que torcia muito para o sucesso do cinema. Além de ser gerente de uma locadora na periferia de São Paulo, onde ele criava táticas para convencer os moradores carentes a assistirem filmes clássicos na intenção de disseminar a arte.

O sonho do nosso protagonista era ganhar o maior prêmio do cinema brasileiro, o Cacau de Ouro, por isso vinha trabalhando em criar um excelente roteiro que fosse realmente surpreendente e contando com o pouco prazo e orçamento curto, e quem o ajuda nessa difícil tarefa era seu amigo Fit.


Porém havia uma pedra no caminha, quando criança pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que afetou boa parte de sua visão em ambos os olhos. Era para Pedro ter ficado cego, só que contra todas as expectativas a doença estagnou.

Um detalhe importante na história é que desde pequeno Pedro usa um colar de olho turco que ganhou de sua avó dizendo que era para protegê-lo, além de misteriosamente dizer que tinha algo importante que Pedro iria saber na hora certa de sua vida.

Ahhhhh e como não poderia faltar romance, Pedro conhece Cristal, uma moça linda de cabelos vermelhos que o encanta rapidamente. As táticas de conquista de Pedro são muito fofas, fazendo com que torçamos muito por ele, mas para nossa surpresa o foco do livro não é o romance.


Apesar de todas as dificuldades Pedro é um homem muito otimista, que acredita piamente na arte. Mas depois de um assalto sofrido na locadora onde trabalha, que ocasionou uma pancada em seus olhos, a visão de Pedro sobre o mundo muda completamente... Todo otimismo de Pedro se esvai rapidamente o tornando um homem sem esperanças e deprimido. Seu amigo Fit, na intenção de resgatar a vida de Pedro sugere uma viagem onde irão gravar o filme que os levarão ao Cacau de Ouro. Apesar de relutante Pedro decide ir na intenção de buscar as respostas que precisava, levando consigo Fit, Cristal e Maya.

A viagem foi uma chuva de aprendizado tanto para a turma quando para os leitores. Percebemos que uma mesma situação pode ser enxergada de várias maneiras, basta você escolher se quer ver o lado positivo ou negativo. Aprendemos que a vida não é um mar de rosas, mas não podemos perder as esperanças de dias melhores. Nos divertimos com eles, refletimos sobre nossas vidas e... juro pra você que é extremamente difícil colocar em palavras a sensibilidade desse livro, a forma como ele te envolve e te cativa. É um livro diferente que te da um sacolejo e te fala: "Acorda pra vida. O que você está fazendo dela? Está transformando o mundo a sua volta? Está pensando positivamente?" E você fica parada um momento pensando em todo o aprendizado sensacional que recebeu, difícil até assimilar.


Confesso que o final do livro me fez chorar. É de uma delicadeza incrível, extremamente emocionante. Compreendemos o quão é importante ter pessoas que nos amam por perto, e não é só de romances que estou falando, é também do amor incondicional dos seus pais e amigos verdadeiros. Gente, desculpe, mas não estou sabendo expressar a grandiosidade que esse livro foi pra mim, então só peço que leiam e venham se surpreender junto comigo. Saudades de Pedro e seus amigos <3

Se deliciem com esse book trailer maravilhoso. Um dos melhores que já assisti <3

Suzane Cruz
Suzane Cruz, 23 anos, baiana que mora na Cidade Maravilhosa. Potterhead, bailarina e formada em Design de Interiores. Andou vivendo o que lê e precisou de companhia.
8 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

8 comentários:

  1. Olá Suzane!
    Amo muito suas resenhas, são tão bem escritas!
    Estou encantada por este livro, fiquei morrendo de vontade de conhecer esta obra! Parece uma história cheia de lindas mensagens, vai para a minha lista!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAH que fofa, muito obrigada, fico muito feliz que goste das minha resenhas <3 Pode ler esse livro, é lindo mesmo, recheado de mensagens maravilhosas <3 Obrigada por sua visita!

      Excluir
  2. Esse livro me chamou atenção primeiramente pela capa. Logo que vi, pensei: Preciso desse livro na minha estante! Pretendo comprá-lo, parece ser tão maravilhoso <3

    Beijos, Lilih.

    myuniversoparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, tem uma capa linda que merece destaque na estante. E a história é igualmente linda <3 Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá, tudo bom?
    Primeiramente queria falar que adorei seu cantinho, muito fofo *-*
    E sobre a resenha, eu já tinha ouvido falar do livro mas não conhecia muito e depois da sua resenha fiquei com muita vontade de ler, parece ser bem legal.

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah obrigada Dani, fico muito feliz que tenha gostado do nosso cantinho <3 E leia esse livro, é maravilhoso <3

      Excluir
  4. Esse booktrailer é AMOR *---* O livro tbm, claro, um dos nacionais mais legais que li recentemente!


    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuu, eu nunca vi um booktrailer tão bem feito, maravilhoso <3 E o livro não deixa a desejar!!

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo