[Resenha] A História do Mundo Para Quem Tem Pressa - Emma Marriott

16 novembro 2016
Editora: Valentina
Gênero: Não-ficção
Páginas: 200
Classificação: 
Sinopse: É um guia conciso e abrangente, ilustrado por mapas, para tudo o que necessitamos saber sobre os acontecimentos mais importantes da história, desde as antigas civilizações (Suméria, Suméria e Babilônia, por exemplo) até o final da Segunda Guerra Mundial. Esteja o leitor interessado no império de Alexandre, o Grande ou no florescimento da república cartaginesa e sua destruição por Roma na ascensão dos califados árabes ou na dinastia Tang, da China, na Guerra Civil norte-americana ou nos povos maia, inca e asteca, encontrará os fatos essenciais nesta obra igualmente essencial.







No subtítulo dizia: "mais de 5 mil anos de história resumidos em 200 páginas!" Achei um tanto quanto pretensioso mas paguei para ver. Não é comum ver uma resenha de um livro como esse no blog, mas vamos combinar que também não é comum ver um lançamento desses nas prateleiras das livrarias. Sim, é um livro de história! História de não-ficção.


Confesso que tive uma quedinha na escolha desse livro, por que eu gosto de história, sempre gostei. E como estou na faculdade (que não é de História) eu sinto muita falta dessas aulas. Afinal as aulas de histórias são capazes de nos transportar para outros mundos também, assim como os livros.
Antes que pensem, não, história do mundo não é difícil. Apenas não se atenham as datas e sim aos fatos.


A História do Mundo Para Quem Tem Pressa é realmente um livro que dá para ler bem rápido. É um apanhado desde a época das primeiras civilizações até a história "quase" recente. Há partes da história que eu desconhecia e acaba que uma coisa se encaixa na outra. Além de ser dividido em capítulos há também os subtítulos que são de extrema ajuda. É quase que um livro didático e foi bem legal interagir com ele pois sempre que tinha dúvida sobre qual povo conquistou o que eu voltava no subtítulo e lia novamente a informação para confirmar. Em 200 páginas é claro que não entraram em detalhes das motivações políticas ou o cenário que estava instalado no momento, é mas uma apresentação compactada do que aconteceu.


Uma parte interessante e que me ajudou a me situar também foram os mapas que tem no livro, mas ainda assim senti falta de imagens históricas, afinal todo livro de história tem algumas fotos. Acredito que deva ser pelo fato do número de páginas disponíveis. Mas fora isso Emma Marriott cumpriu o prometido e resumiu 5 mil anos em 200 páginas ou menos! Pois as últimas 10 páginas do livro são para o índice.


É bem legal ver uma editora apostando em um tipo diferente de publicação. Agradou-me bastante. Indico este livro para adolescentes que estão em período escolar, seria legal eles lerem para ter ao menos um embasamento geral da história (em especial para aqueles que não gostam de ler!) e também que para aqueles como eu gostam de livros de ficção mas sempre terá aquele pezinho nas história que de fato acorreram. E outra parte interessante é que se você gostou muito de um dos temas você pode simplesmente se aprofundar e correr para as pesquisas.

História é assim! Seja de ficção ou não sempre vai nos levar a lugares diferentes, basta abrir as páginas do livro e desfrutar da imaginação.

Thamires Vicente
Thamires Vicente, carioca de 22 anos. "PALAVRAS são capazes de causar grandes sofrimentos e por vezes remediá-los"
3 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

3 comentários:

  1. adorei a resenha quero muito ler este livro!

    ResponderExcluir
  2. Uhul, eu tô louca pra ler esse livro, tenho ele faz um tempo e não li ainda ^^" , eu também sinto falta das aulas de história ou simplesmente do conhecimento que deixei passar na época que tava no colégio ... então lerei em breve \o\ :*

    www.monicadk.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Realmente, é dificil botar fé que a pessoa vá resumir 5 mil anos em 200 páginas. hahaha
    Mas é bom saber que apesar de não se aprofundar (por motivos óbvios), ela consegue cumprir o que promete. Eu sou apaixonada por história e sempre leio esses liros históricos de não ficção. Vou colocar na minha lista. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo