[Resenha] Lágrimas Agrestes - Leticia Sardenberg

11 janeiro 2017
Editora: Amazon
Gênero: Romance
Páginas: 92
Classificação: 
Capa: Escritora Bia Carvalho
Sinopse: Com linguagem sedutora, expressões inventivas como “pisando elefantemente”, “meus pés só acordariam para dentro”, “os restos de mim cabiam com folga no buraco do assoalho”, diálogos perfeitos e ritmo tenso, Leticia Sardenberg envolve o leitor desde as primeiras linhas. E o leitor se sente coautor da narrativa, agarrado aos medos, às frustrações e aos sonhos da jovem Damiana, sem querer parar, atordoado de suspense, angústia e compaixão. Negra e mais velha do que a irmã Ritinha, as duas abandonadas num orfanato no sertão da Bahia, Damiana se viu separada da pequena lourinha escolhida por um casal do sul do Brasil, e a partir daí convive com uma saudade extrema e dilacerante. No entanto, Damiana gosta de ler, é sonhadora e determinada. Rapidamente conquista duas grandes amigas no orfanato: Francisca e Luciana. Essa amizade solar faz reviravoltas, cria situações de alegria e coragem. Emoções fortíssimas acontecem no decorrer de toda a história, em meio à violência, à fome, ao descaso, à crueldade, ao preconceito e à miséria, mas, especialmente nos últimos capítulos, momentos de grande tensão poética e humana deixarão o leitor surpreso e encantado, contente, acabrunhado, pensativo, atônito, com certeza mais rico em sentimentos e visão crítica da vida, diante dessa menina transmudada em professora, que lá no início, “agrestemente”, disse: “Eu mesma haveria de dar destino à minha vida.” Stella Maris Rezende, vencedora de 4 Prêmios Jabuti, 3 João-de-Barro, APCA, Barco a Vapor, Bienal Nestlé e dezenas de Altamente Recomendáveis pela FNLIJ
No final do ano passado a autora Leticia Sardenberg entrou em contato comigo me apresentando seu trabalho e formamos uma linda parceria com direito a muitos livros (aguardem os próximos episódios dessa história, hehe). E o primeiro livro da autora que eu li foi Lágrimas Agrestes!

O livro conta a história de Damiana, uma criança que mora num orfanato no sertão da Bahia após a pobreza e a miséria desfazer sua família fazendo a morte levar alguns e a falta de afeto levar outros. 


Damiana foi abandonada junto com sua irmã mais nova, Ritinha, por seu pai na casa de sua tia que não tem o menos carinho por elas, pelo contrário, no auge dos seus 7 anos de idade Damiana é obrigada a cuidar da casa e da irmã de apenas 1 ano, passando fome e sendo mal tratada pela única parente que tem por perto! 

Certo dia nossa pequena protagonista se vê largada com sua irmã no Orfanato Criança Feliz, até que uma família vinda do sul do Brasil resolve adotar um bebê e se interessa por Ritinha. Damiana se vê desolada, afinal ela sempre cuidou de sua irmã e ela era a única família que lhe restava. A vida no orfanato se tornou ainda mais solitária e triste, os administradores do local eram tiranos que não tornavam sua vida mais feliz, a pobreza ainda rondava sua vida e a saudade de Ritinha era cada vez maior.


Aos dez anos Damiana precisa ir embora do Orfanato Criança Feliz e seu novo destino é o Orfanato João de Deus. Lá é onde Damiana aprende o significado de amizade, ao conhecer Luciana e Francisca ela consegue sorrir novamente, porém nada a fazia se esquecer da dor de estar longe de Ritinha, e com a ajuda de suas novas amigas ela decide ir atrás de sua irmã na esperança de a família que a adotou adotá-la também! Será que seu plano dará certo e Damiana finalmente terá uma família feliz?

O livro é extremamente tocante, triste e realista. Confesso que me identifiquei muito com o linguajar, afinal sou baiana e o vocabulário nordestino é a pura recordação da minha infância, achei super gostoso ler a inocência e simplicidade de Damiana. O jeito que a autora escreve é pura poesia, não tem definição melhor, é como se estivesse lendo um poeta do sertão descrevendo sua vida sofrida mas cheia de esperança.


A minha única reclamação é o livro ser curto e os acontecimentos serem rápidos, queria conhecer Damiana ainda mais a fundo, afinal ela conquistou meu coração e me fez desejar que a vida fosse mais gentil com quem já apanhou tanto. Apesar de todo sofrimento com abandono, preconceito e abuso, Damiana é muito forte e inteligente que adora uma boa biblioteca. Eu recomendo muito pra todos que querem fugir das mesmas histórias que andam sendo publicadas, pra quem deseja uma história forte e ao mesmo tempo singela, uma leitura autêntica que te faz ter mais compaixão e desejar abraçar e consolar a pena Damiana!
Suzane Cruz
Suzane Cruz, 23 anos, baiana que mora na Cidade Maravilhosa. Potterhead, bailarina e formada em Design de Interiores. Andou vivendo o que lê e precisou de companhia.
58 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

58 comentários:

  1. Linda resenha Suzane!
    É um livro ou um e-book?
    Me interessei muito pelo livro, gosto muito de livros nacionais..
    Beijos! Sucesso com o blog! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um e-book, e leia, você vai amar! É muito forte e ao mesmo tempo delicado, coisa mais linda ❤

      Excluir
  2. Olá!
    Gostei muito da resenha, apesar de não conhecer o livro ainda... Suas fotos estão belíssimas!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Milena, muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado da resenha e das fotos! O livro é incrível, espero que tenha a oportunidade de ler ❤

      Excluir
  3. Olá
    Gosto muito de livros onde a trama central gira em torno da amizade e da infancia, costa sair histórias lindas. Mas acho que ainda não estou pronta para o livro, ele parece bem triste e estou preferindo coisas mais algres no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente! E espero que um dia possa ler esse livro, ele é lindo e você amará! <3

      Excluir
  4. Ain, quando o livro é bom e é curtinho dá uma dor no peito né? Rsrsrsrsr
    Eu sou louca pra ler este livro, e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa em conhecer a história.
    Ser ambientado no sertão nordestino, só me deixa ainda mais instigada pela trama, também sou baiana e adoro livros que valorizam nossa cultura.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Siiiil, você vai amar, vai se identificar muito com a linguagem, assim como eu, hehe! Realmente eu queria que o livro fosse maior, porque amei tanto e acabou tão rápido. Mas mesmo assim ele cumpriu com o objetivo de me encantar!

      Excluir
  5. Realmente o livro é bastante curto mas achei legal o linguajar que é bem diferente e totalmente bonito.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu fiquei encantada com a linguagem! É lindo e eu me identifiquei muito! Beijos!

      Excluir
  6. Ola
    Adorei as fotos!
    Eu não conhecia o livro, mas pelo que vc escreveu parece ser muito bom.
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico muito feliz que tenha gostado das fotos <3 E espero que tenha a oportunidade de ler o livro e se apaixonar por ele! Beijos!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser mesmo incrível! Gosto de histórias assim onde os personagens passam por uma vida difícil mas, sem perder a esperança. Já quero ler!
    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você amará esse livro, a Damiana é muito amor, nos ensina muito a não perder a fé numa vida melhor <3

      Excluir
  8. Eu não conhecia o livro, vou pesquisar mais sobre ele, parece ser bem legal. Sua resenha ficou ótima, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Débora, espero que tenha a oportunidade de ler o livro, você amará!

      Excluir
  9. Fiquei com mega vontade de ler. Ótima resenha.
    Beijos
    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Taís, espero que consiga ler o livro, você amará! Beijos!

      Excluir
  10. Nunca tinha ouvido falar dessa autora nem desse livro, a história prece bem comovente, acho que serie uma leitura interessante.
    Ótima resenha, beijinhos :*

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história é muito comovente e poética! Espero que possa ler em breve! Beijos enormes!

      Excluir
  11. ❤️️❤️️❤️️❤️️❤️️❤️️❤️️

    ResponderExcluir
  12. Arrasou nas fotos, e na resenha. Estou doida para ler esse livro.

    Beijos Nane
    Seguindo se puder retribuir

    Blog Ariane Eleutério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico muito feliz que tenha gostado das fotos e da resenha. Espero que possa ler, beijos <3

      Excluir
  13. Nossa, muito interessante a história! Fiquei com bastante vontade de ler. Gosto dessas histórias que também tendem para um conceito mais tealista e. Os fazem pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor né? Eu também adoro livros realistas! Espero que possa ler algum dia!!!

      Excluir
  14. É uma pena que a autora não tenha desenvolvido mais a história e os acontecimentos tenham ocorrido de forma rápida, mas tenho certeza por meio de sua resenha que é uma leitura tocante e que vale a pena. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, apesar de os acontecimentos terem sido rápidos a história tem um grande sentimento, é muito tocante!

      Excluir
  15. Oie!
    Que pena que o livro é curtinho, com certeza que a leitura e a história é bem envolvente. Fiquei bem curiosa para conferir esse livro, gostei bastante da sua resenha.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de ser curtinho é lindo demais, a autora soube colocar toda emoção necessária para amarmos a história!

      Excluir
  16. Oie! Parece, pelas suas palavras, que não é um livro para fracos. Que você precisa ser tão valente quanto Damiana para acompanhá-la na jornada. Irei pensar sobre isso. E parabéns pela parceria! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta, você conseguiu pegar a essência do livro, realmente é um livro para os fortes. Mas também é um livro para se criar empatia pelas pessoas, principalmente as crianças de orfanatos, que apesar de estarem sob cuidados de adultos, muitas das vezes não estão realmente protegidas!!!

      Excluir
  17. Gostei bastante por se passar na Bahia, acho que nunca li um livro que se passe por lá. A história parece muito interessante, pena ele ser corrido e curtinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, eu amei o fato de se passar na minha terrinha. E tenho esperanças de se um dia o livro se tornar físico ter um desenvolvimento maior na história! Vou amar <3

      Excluir
  18. Oiii
    Achei a temática do livro muito realista e triste, eu sensível como sou não conseguiria ler. =)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente é muito realista e triste, mas é lindo a fé e esperança da Damiana, espero que um dia possa ler e se encantar!

      Excluir
  19. OiiNn

    Eu não conhecia o livro! Obras que se passam em nosso país! Saber que é um livro que trata uma realidade tão pesada de maneira tão interessante me atrai.

    Gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, trata de coisas reais de uma maneira poética, espero que consiga ler algum dia e amar também!

      Excluir
  20. Oiee Suzane ^^
    Eu tenho visto várias coisas a respeito deste livro, e parece ser mesmo muito tocante, apesar de aparentar ser totalmente triste...hehe' Gostei bastante da premissa, é um pouco diferente de tudo o que eu já li, espero lê-lo em breve :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realista, conta a história das crianças abandonadas em orfanatos por ai que teoricamente deveriam estar sendo cuidadas, mas que a realidade infelizmente é outra! Espero que possa ler o livro em breve!

      Excluir
  21. Oi Suzane, sua linda, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio dessa história. Acho um absurdo separarem irmãos em uma adoção, deveria ser proibido. Fiquei com o coração muito apertado por tudo o que ela sofreu e estou louca para que o final seja lindo e que ela consiga ficar junto de sua irmão. Tenho certeza de que iria me emocionar!!! Pena que não leio digitais. Mas vou indicar com certeza!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena que não lê livros digitais! Tenho certeza que iria se emocionar com a história! É muito tocante e realista e eu compartilho de sua revolta! Beijos enormes!

      Excluir
  22. Olá, tudo bem? Só de saber que a ambientação é no Brasil, me faz ficar interessada. Vejo que é um tema forte no quesito segurar as lágrimas e sofrimento e confesso que nesse momento meu coração não suporta. Vou ficar como uma indicação futura. Ah e adorei saber que a capa é da Bia Carvalho <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, guarde pra quando o coração estiver forte! E é uma otima coisa ser ambientado no Brasil, me da muito orgulho também! Espero que possa ler em breve!

      Excluir
  23. Mas que lindo, tambem sou baiana, bata aqui o/
    E isso foi a primeira coisa que me chamou atenção, ser retratado aqui na bahia, fica bem mais facil d viajar na historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, ficou muito mais fácil entrar na história e entender o linguajar! Leia, você vai amar demais <3

      Excluir
  24. Olá,

    Esse é um dos motivos pelo qual não leio contos, a história não tem paginas suficiente (ao meu ver) para um desenvolvimento, e aí eu sempre fico desejando por um mais que não vem :(
    Achei a premissa muito boa, mas, por agora deixarei a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um conto, é um livro mesmo, mas mesmo tendo poucas páginas é incrivelmente bom. Espero que algum dia tenha interesse em ler. Muito obrigada por sua opinião. Beijos!

      Excluir
  25. Olá, adorei a dica, ainda mais porque eu não conhecia essa obra...kkkkk

    Fiquei curiosa e achei a capa lindíssima.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da obra. Espero que possa ler, e volte para me contar o que achou!

      Excluir
  26. Oie, Suzane! Eu não conhecia o livro, mas já fiquei curiosa por ele e pelos próximos, amo quando a escrita é poética e te faz sentir tão profundamente que a ligação com os personagens é plena! Estou curiosa e vou dar uma olhada no livro assim que diminuir um pouco minha lista desse ano.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a autora faz a gente sentir profundamente as lições da personagem, e foi o que mais me encantou na escrita da Leticia. Espero que possa ler em breve!

      Excluir
  27. Olá! Eu gostei muito da sua resenha e achei a estória de Damiana muito tocante. Com certeza, esse é o tipo de livro que faço questão de conhecer. Eu gosto muito do tema, a questão da pobreza, abuso...ler sobre a superação das personagens nos faz sentir mais humanos e próximos de uma realidade que muitas vezes desconhecemos. Com certeza, essa estória poderia ser real no país onde moramos. Obrigada pela dica e com certeza procurarei o e-book para conhecer ! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Gaby, você pegou toda essência do livro, tudo o que acontece com a Daminana nos aproxima dela e deixa a história real, espero muito que possa ler o livro e amar!

      Excluir
  28. Eu vi as páginas no início da postagem e conforme fui lendo sua resenha fui imaginando que era uma história com muito potencial mas que acabaria sendo pequena demais - e essa foi sua reclamação....
    Mesmo assim, fiquei super tocada com a história e querendo conhecer o trabalho da autora. Dica mais do que anotada por aqui :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente, poderia ter sido mais desenvolvido. Mas olha, isso não atrapalha a essencia do livro, é lindo e forte, você irá amar <3

      Excluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu também fechei parceria com a autora e posso dizer que ela é super atenciosa. Eu adorei a sua resenha, deu para perceber que o livro é bem realista e comovente, tenho certeza de que quando o ler irei me apegar muito a personagem principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que linda, outra parceira <3 Leia, você irá amar! E realmente a Leticia é um amor de pessoa <3

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo