[Resenha] Ninfeias Negras - Michel Bussi

01 março 2017

Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense | Mistério
Páginas: 352
Onde comprar: Saraiva
Classificação:
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
Primeiramente, OMG! Que história é essa! Esse ano estou indo muito bem, obrigada, nas minhas leituras. Tenho lido até agora livros incríveis, mas esse superou! Certamente, superou! 5 estrelas e coraçãozinho de favoritado para ele, por favor.

A história margeia essas três personagens: "A primeira era má; a segunda mentirosa; a terceira, egoísta". Sendo elas: uma senhora que as pessoas nem sequer percebiam, uma jovem e linda professora casada e uma menina com um tremendo dom artístico, respectivamente.  Elas tinham algo incomum, fugir de Giverny, aquele lugar que para elas era uma prisão. Mas apenas uma poderia sair dali e para isso acontecer as outras duas tinham que morrer.
"As moças sempre se conformam, pensa a professora, sempre ficam e seguem vivendo mesmo assim,  felizes sem dúvida, ou não; tornam-se incapazes de perceber a diferença. No fim das contas, claro, é mais simples assim. Renunciar."

Fotografia: Suzane Cruz
Sério, se você gosta de solucionar problemas investigativos ou gosta daquela trama que faz você quebrar a cabeça para entender, leia Ninfeias Negras. A tempos que venho lendo livros de suspenses policiais e esse certamente foi um dos totalmente imprevisíveis para mim. Primeiramente escolhi esse livro pelo teor histórico, logo de cara temos o aviso que as descrições do livro a respeito de Monet, a sua trajetória e arte foram autênticas, assim como todos os lugares e detalhes dessas descrições que a história foi passada. Ou seja, a descrição é tão boa que você se sente nas ruas de Giverny, assim como um turista pronto para apreciar a cidade do impressionismo. Dê fato uma aula de história da arte.

Nesse pacato vilarejo intocado um assassinato acontece e a polícia dedica-se a encontrar o culpado. Quem seria? E seria possível nenhuma pessoa sequer ter visto o ocorrido?
"O crime de sonhar eu consisto que seja instaurado."

Fotografia: Suzane Cruz

O inspetor Laurenç Sérénac está certo de quem seja o possível culpado e vai seguir seus instintos até o fim, mesmo quando o seu assistente Sylvio não concorda com a sua linha de investigação. O caso é: houve uma morte e as pistas mostram-se inconsistentes. Isso faz a investigação empacar a todo momento, mas haverá a possibilidade de alguém ainda estar em perigo? E que relação a morte de um cirurgião oftalmologista amante das artes há com os quadros de Monet?
"Se eu sonho, é com aquilo que me proíbem.
Vou me declarar culpado. Gosto de estar errado.
Aos olhos da razão o sonho é um bandido."

Fotografia: Suzane Cruz

Aí que está o legal desse livro, não é ele que faz as perguntas a você mas sim você a todo momento sucinta diferentes alternativas, mas nenhuma das alternativas são plausíveis no final das contas. É como se você tentasse juntar os fatos para chegar ao fim do labirinto mas antes de chegar lá você vê que não faz sentido algum, você fica tão perdido quanto os investigadores.

Ele é dividido em 14 dias de investigação, os capítulos são alternados: alguns são na primeira pessoa narrado pela "velha da torre" e outros em terceira pessoa mostrando a tentativa  da resolução do crime que ocorreu em Giverny. Pessoalmente, eu saí anotando várias partes que eu achei que seriam importantes para solucionar o mistério mas nem isso foi o suficiente.
"Não existe amor feliz...
Exceto aqueles que a nossa memória cultiva."

Fotografia: Suzane Cruz

É um livro de leitura bem rápida, mas atente-se, nas últimas páginas será necessário toda a calma para lê-las . Achei simplesmente incrível a forma que o autor entrelaçou a sua narrativa e em momento algum eu nem sequer cheguei perto de adivinhar a trama. Ao fim, consegue desenrolar com maestria e em pouquíssimas páginas o desfecho, de forma devagar e constante, como se estivesse encaixando as últimas peças de um quebra-cabeça que ninguém conseguia ver a figura que estava sendo formada. Não deixou a desejar, pelo contrário, supriu as expectativas e as superou. Instigante e surpreendente Ninfeias Negras é um livro que você irá querer degustar cada página.
"O inspetor sorria imaginar Claude Monet chegando com o seu cavalete de madrugada... tudo para pintar quase trinta vezes a mesma coisa. As pessoas deveriam acha-lo louco...
No fundo, as pessoas admiram os loucos."
A minha dica para quem vá se aventurar por Ninfeias Negras: As vezes nós assistimos a nossa vida passar como em um filme.
Agora corre para descobrir o que isso significa!
Thamires Vicente
Thamires Vicente, carioca de 22 anos. "PALAVRAS são capazes de causar grandes sofrimentos e por vezes remediá-los"
41 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

41 comentários:

  1. Oi, Thamires.
    Também recebi esse kit lindo e me joguei na leitura.
    OMG, mesmo!!!
    Para mim já é uma das melhores leituras do ano!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Camila! Esse livro já conquistou o lugar dele de favorito do ano. Ah, e eles capricharam no kit, uma obra de arte!

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Lendo a sua resenha só pude concluir uma coisa: preciso ler esse livro.
    Gosto muito do gênero e, como você disse, eu amo solucionar problemas investigativos e quebrar a cabeça para entender a trama hahah.
    Super anotei a dica!

    Beijinhos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o meu trabalho foi feito! haha Queria criar essa curiosidade tão grande que o livro me proporcionou e fez eu lê-lo rapidamente. Espero muito que te surpreenda!

      Boa leitura!

      Excluir
  3. Oie, adorei sua resenha. Nossa a sua empolgação me fez confirmar que ele de fato acertou nesse livro. O outro, O Vôo da Libélula eu não gostei tanto. Não que tenha sido ruim, mas acho que faltou alguma coisa que parece estar presente nesse.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, ele foi completo nesse livro e espero que você dê uma oportunidade de se surpreender com esse.

      Beijos!

      Excluir
  4. Heiii, tudo bem?
    Estou louca pra ler NINFEIAS NEGRAS!!!
    Achei tao interessante a historia e amo livros assim.
    Agora lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa pra ler logo e ja sinto que vou ficar mto empolgada como vc.
    Adorei os brindes, bem legais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Agora sempre que ver alguma publicação desse autor eu vou querer ler e tanto que eu gostei. Que a sua litura seja tão proveitosa quanto a minha.

      Beijos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. OMG *o* Quero ler esse livro desde que lançou, e confesso que sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Tenho certeza que vou gostar, por causa de todo esse suspense que envolve a história. Adoro tentar desvendar o mistério junto com o investigador, e ser surpreendida no final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tenha uma ótima leitura então, foi incrível para mim. Tentei fazer uma resenha que fosse compatível com o livro, mas confesso que quando gosto muito do livro eu tenho uma certa dificuldade de me expressar da maneira que gostaria.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Oi, Thamires
    Esse último mês eu também consegui ler ótimos livros. Nossa, tenho visto as pessoas amando esse livro que tenho até cada vez mais curiosidade. Adoro tramas investigativas, mas pelo que diz esse nos deixa quase malucos com as alternativas. Adorei ver sua visão. Estou louca para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia,
      Parece que esse ano será de boas leituras para todos, espero! Eu passei a madrugada lendo esse aí para você ter uma noção kkk. Leia e vamos ver o que você acha, será que descobre o mistério?
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. Ola Thamrires lindona, menina só leio elogios a esse livro, que serei obrigada a ler, é tão gratificante quando lemos livros maravilhosos. Pelo visto a escrita surpreende demais, gostei dos capítulos serem os 14 dias de investigação. Com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, tem vários detalhes que fazem desse livro único e se mais de uma pessoa falou isso pode confiar que deve ser bom mesmo! kkkk
      Indico, indico, indico! Precisa ler e espero que goste.

      Boa leitura
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  9. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já comprei o meu exemplar.
    A cada resenha que leio, fico mais curiosa para conferir, pois só estou lendo elogios dessa trama.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Agora você tem o seu cantinho de Giverny nas mãos e um mistério incrível para solucionar. Me controlei para não dar spoiler e deixar os leitores resolverem sozinhos. Me diga o que achou

      Ótima leitura para você!

      Excluir
  10. Oie!

    Adoro quando pego um livro pra ler assim, que a gente faz de tudo para descobrir e mesmo assim acaba se surpreendendo no final. Tem muito tempo que não dou essa sorte, mas já anotei sua dica e pela sua resenha o livro parece mesmo ser muito bom!

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, prepare-se para aprender sobre arte e como um assassinato deve ser feito! kkk Por que esse foi bem difícil de descobrir hein. Espero que goste.

      Beijos

      Excluir
  11. Acho que sou a única pessoa que não gostou tanto assim do livro... Sim, ele é bem imprevisível, com certeza o autor usou um recurso bem diferente e inovador, mas não sei, não consegui aceitar direito as explicações do desfecho nem depois... Rs... Mas achei a parte histórica e as descrições fantásticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Ju?! Eu precisei de um tempo para digerir as últimas páginas e especialmente para me lembrar de todos os diálogos e acontecimentos que fizeram tudo se encaixar.
      Obrigada por comentar

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra, mas não chamou minha atenção não. Sou apaixonada por tramas policiais, mas algo na narrativa não me prendeu.

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, tenho visto muitos comentário positivos a cerca dele. E o autor certamente conquistou mais uma leitora!

      Obrigada por comentar.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro, vi que muitas pessoas adoraram a leitura!
    Amei a sua resenha, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, tudo bem. Obrigada, e espero que possa ler em breve, antes disso nada de procurar spoilers hein! hehe

      Beijo grande.

      Excluir
  14. Outra dia li uma resenha sobre esse livro e fiquei curiosa realmente. Já está na minha lista!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma resenha para te deixar curiosa e mais um livro para a lista :D

      Beijos.

      Excluir
  15. Oii!

    EU ainda não li essa obra, mas tenho bastante curiosidade! Mesmo tendo dado um tempo nos romances policiais, esse me atrai pela forma que foi escrito.
    Ótima resenha e lindas fotos!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Paula. Esse é um suspense policial que eu não via a tempos, para falar a verdade esse foi o primeiro escrito dessa forma e eu adorei e já quero conhecer as outras obras do autor.

      Beijos

      Excluir
  16. Oi oi
    A cada resenha que leio mais vontade de ler esse livro eu fico, gente parece um daqueles policiais cheio de pormenores que não vejo a tempos. Não vejo a hora de ter o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que fique tão surpresa e perdida como eu fiquei ou quem sabe você não consiga desvendar esse mistério.

      Beijos!

      Excluir
  17. Tá aí um livro que eu estou louca para ter em mãos, vejo tantas resenhas falando desse e cada vez fico mais curiosa. Principalmente em relação ao envolvimento dessas mulheres com a morte do médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mistério me pegou e posso dizer que foi um dos melhores do ano e com certeza eu indico para leitores que gostem de suspense.

      Excluir
  18. oie
    Esse livro está na minha lista de leitura, mas serei obrigada a passar na frente de outras leituras heheh. Adorei a resenha!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Nossa adorei a resenha, vejo muito gente falando bem do livro e super fiquei com altas expectativas. Ainda bem que foi uma leitura rápida, mostrando que a escrita é fluída e com certeza prestarei atenção nas últimas páginas. Amei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, tudo bem! Obrigada. Das pessoas que leram todos os comentários que vi foram positivo. Apesar da investigação ir devagar a história é rápida. Espero que goste.

      beijos!

      Excluir
  20. Olá!
    Desde que foi anunciado o lançamento desse livro foi uma alvoroço só. Fiquei super interessada na história. Confesso que não leio muito esse gênero, mas depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para saber quem é o assassino e como toda a trama se desenvolve.
    Amei a sua resenha e já anotei a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi. Que bom que a resenha te atraiu e espero que tenha a oportunidade de ler. Mesmo que você não goste do gênero pode ser que você goste.
      Boa leitura.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oiii.
    Fiquei super curiosa para ler esse livro desde que foi lançado, gosto bastante da premissa e essa capa é incrível. Sua resenha ficou maravilhosa e eu estou mega ansiosa para fazer a leitura.
    Bs Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, que bom que gostou da resenha e se interessou. Por enquanto ele é pra mim uma das melhores leituras do ano, espero que leia-o em breve.
      Beijos

      Excluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo