[Resenha] O Sol Também é uma Estrela - Nicola Yoon

12 abril 2017

Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Páginas: 288
Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva | Americanas | Shoptime
Classificação: 
Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

Esse é um daqueles livros que você já começa com uma super expectativa, afinal a divulgação dele foi incrível e Nicola já escreveu outro livro muito amado pelo público, Tudo e Todas as Coisas, do qual eu também estou precisando muito ler também!


O Sol Também é uma Estrela conta a história de Natasha, que aos 8 anos de idade se mudou da Jamaica para os Estados Unidos com sua família, onde o seu pai buscaria seu sonho de ser ator de sucesso. A família de Natasha se tornou imigrante ilegal e tudo estava indo muito bem até que seu pai embrigado resolve contar toda sua história a um policial. Agora, com 17 anos, Natasha e sua família estão prestes a serem deportados, deixando seu lar e tudo que amam para trás.


Natasha não se conforma com a situação e vai atrás de ajuda de advogados de imigração para tentar cancelar a ordem. Os Estados Unidos é seu lar, tudo que ela conhece e ama, todos os seus planos estão ali e ela não desistiria com tanta facilidade. E é nesse momento que ela conhece Daniel...
"Adoro essa parte de conhecer outra pessoa. A forma como cada informação nova, cada expressão nova, parece mágica."

Daniel é um jovem filho de imigrantes coreanos, porém ele e seu irmão nasceram americanos. Daniel é sonhador, ama poesia e acredita fielmente no amor e no destino, porém seu pai já desenhou todo seu futuro, ele vai para a universidade de Yale e se tornará um médico de sucesso, e quanto a isso não tem discussão. Já o irmão de Daniel, Charlie, é a decepção da família, daqueles que faz de tudo para contrariar a família e suas tradições. 

Com seu futuro já traçado pelo seu pai, Daniel está indo para uma entrevista de admissão na faculdade, extremamente frustrado, afinal não é aquilo que quer, imagine trabalhar a vida inteira com algo que não é sua paixão? Mas que outra alternativa ele tem? Então lá está ele indo de encontro ao futuro que não escolheu. E é nesse momento que ele conhece Natasha...


Natasha e Daniel são o extremo oposto: Natasha acredita na ciência, em fatos, tudo tem explicação e tudo é prático! Já Daniel é romântico, sonhador e apaixonante, e tem certeza que eles estão destinados um ao outro. E é nessa vibe que eles acabam passando o dia inteiro juntos, um dia que jamais esquecerão. 

Conhecemos os dois mais a fundo, suas crenças, suas dores, suas família, e confesso que mesmo eles sendo extremamente diferentes, eu concordei com ambos em vários pontos, é um livro que você não se identifica só com Natasha ou só com Daniel, você se identifica com tudo, com os acontecimentos, e percebe que todos tem razão, que todos podem estar certos em algum ponto, e isso é incrível!

"Quando nossos olhos se encontram, sinto uma espécie de déjà vu, mas, em vez de parecer que estou repetindo alguma coisa do passado, parece que experimento algo que vai acontecer no futuro."
Mas Natasha está muito cética quanto a serem destinados um ao outro, primeiro que ela provavelmente será deportada essa noite, e segundo que ela é Jamaicana e ele Coreano, como podem ficar juntos? As pessoas irão falar, seus pais irão proibir, tudo está contra eles, mas Daniel simplesmente não se importa, o que importa é a felicidade deles, e não a opinião dos outros.


O livro é incrível, é dividido em capítulos onde Natasha e Daniel narram, e quando eles interagem com outras pessoas aparecem capítulos delas explicando suas histórias e seus motivos, e isso é incrível pois antes de julgarmos nós entendemos o porque eles agiram assim e nos compadecemos. Tudo no livro é uma grande reflexão, ele aborda assuntos importantíssimos e atuais. Perfeito!


O final foi previsível e ao mesmo tempo surpreendente. Como pode você querer ler mais e ainda assim achar o desfecho perfeito? Eu estou numa mistura de emoções inexplicável. Eu passei a pensar nos personagens como se fossem meus conhecidos, e imaginando o que será que estão fazendo agora, se estão bem e felizes. Nicola criou personagens reais, fortes e intensos, o romance é muito doce e tranquilo, mas quem disse que pra ser inesquecível precisa ser feroz? Eu não estou sabendo lidar com a falta que Natasha e Daniel estão me fazendo. Aliás, o amor sempre muda tudo!

Suzane Cruz
Suzane Cruz, 23 anos, baiana que mora na Cidade Maravilhosa. Potterhead, bailarina e formada em Design de Interiores. Andou vivendo o que lê e precisou de companhia.
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Oi querida,
    também terminei o livro já vendo que ele seria previsível. Mas não daquele jeito super fofo. Amei as fotos e também amei a escrita da autora. Eu também gostei dos assuntos abordados por ela...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por livros com capas bonitas e esse definitivamente é um desses casos <3 Eu compraria na livraria sem nem ler a sinopse, rs. Adorei a resenha e já coloquei o livro na minha listinha *-*

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O enredo parece ser bem interessante, além do romance, trata de temas importantes como imigração e questões raciais. Empecilhos pra esse amor dar certo é o que não vai faltar né, fiquei ansioso só em ler. Suas fotos estão maravilhosas, parabéns.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu achei esse livro bem incrível e apesar de não ter lido ainda creio o que irei amar essa história. Recebi o kit da editora e achei muito fofo principalmente essa almofada. Uma pena que o final tenha sido de certa forma previsível mas foi surpreendente tmbm. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Suze!
    To super curioso para ler esse livro. Todo mundo tem falado tão bem dele e eu amei tanto Tudo e Todas as Coisas. Ja marquei como desejado e assim que tiver uma oportunidade irei. As historias da Nicola me parecem muito inspiradoras e leves de se ler. To curioso <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Esse livro começou com o pé esquerdo para mim, por causa de mau entendidos acabei ficando com uma péssima impressão, então estou deixando passar a Vive para aos poucos ir vendo mais sobre o livro, mas por enquanto vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Estou lucaaa apara ler esse livro!!!
    Nunca li nada da autora, mas é por falta de vergonha na cara, pois tanto esse quanto Tudo e Todas as Coisas me deixa cheia de vontade. As premissas deles são supeeer cativantes, daqueles que antes de ler o leitor sabe que vai amar.
    Espero, em muito breve, eu possa conhecer Daniel e Natasha e me identificar com eles, e com tudo, como você disse.
    beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?!
    Esse livro é lindo!!! A Nicola sempre nos pega pelo coração. É impossível não se apaixonar pelas histórias dela!!
    Amei a resenha e as fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Suzane,
    Estou fazendo a leitura agora, li um terço do livro e estou completamente apaixonada pelos personagens, por suas personalidades e escolhas. Acho fascinante essa diferença que existe entre os personagens, um crer no amor e o outro na ciência. Estou me perguntando como vão se resolver - porque eles precisam um do outro!
    Adorei a resenha e as fotos, estão incríveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Quero muito realizar a leitura de algum livro da Nicola, e sinto que esse será o que me fará me apegar nela. Acho o enredo, e a proposta dele, belíssimo e que te instiga a ler. Que bom saber que temos a narrativa de vários pontos de vistas. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Amei as fotos, ficaram lindas. E sua resenha também! Você narrou a história com tanta paixão que fiquei com vontade de ler também! Ainda não li nenhum livro da autora, mas sempre vejo boas críticas a respeito do seu trabalho. Achei a história linda, forte e ao mesmo tempo delicada, dica mais do que anotada, beijos!

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo