[Resenha] Tempo de (Im)Perfeição - Lilian Vaccaro

14 maio 2018

Editora: Coerência
Gênero: Biografia
Página: 250
Classificação: 5/5
Onde comprar: 

Tempo de Imperfeição conta a história de Lilian Vaccaro, hoje editora chefe da Editora Coerência. Uma menina muito determinada e ousada, que na sua infância e adolescência exibia um corpo magro, perfeito aos olhos da sociedade. Porém, assim que se casou com Walter teve sua rotina totalmente modificada, afetando seus hábitos alimentares.


Lilian conhece Walter de forma totalmente inusitada, e a partir desse momento sua vida muda completamente. Deixando de lecionar e abrindo uma loja de vestidos de noiva com seu marido, Lilian embarca numa vida totalmente corrida, onde o tempo e a vontade de se alimentar corretamente eram escassos, é aí que entra o amigo vilão MC Donald's. Os Fast Food começaram como uma desculpa para a falta de tempo e se tornaram um grande vício, porém ele trouxe consigo a obesidade e algumas doenças.


E quando Lilian se descobre grávida, sua história toma um novo rumo, agora não é apenas ela, e sim uma criança que precisa de todos os cuidados e de uma alimentação saudável. Começa então uma nova caminhada em busca de emagrecimento e se um corpo saudável para abrigar a pequena Giovanna que estava se formando em seu ventre. Porém não seria tão fácil assim!

Tempo de Imperfeição é uma biografia, mas em momento nenhum se mostra assim, podemos facilmente denomina-lo como chick-lit, Lilian narra sua jornada de forma leve e divertida, como se fosse uma conversa entre amigas onde ela nos conta com bom humor por tudo que passou. Somos apresentados a realidade de quem tem obesidade, os preconceitos, as cobranças de uma sociedade que enxerga a aparência antes do qualquer coisa, as dificuldades de se conseguir trabalho.


Lembrando que em momento nenhum o livro prega o emagrecimento, pelo contrario, temos uma grande crítica aos preconceitos de uma sociedade que tenta padronizar a forma do corpo e pregando sempre o amor próprio. Porém seu caso era de saúde, além de ela não se sentir bem com seu próprio corpo.

Lilian é uma mulher muito forte e que prega muito a importância da família, que foi essencial no momento em que a cirurgia bariátrica se tornou uma realidade. A acompanhamos também durante todo o processo de decisão, exames e da cirurgia em si, e os fatos são contados com tantos detalhes que nos sentimos extremamente próximos dela, vivenciando toda aflição e ansiedade desse momento delicado.


Sobre a parte física do livro nem tem muito o que dizer, é impecável. As cores são lindíssimas, a diagramação, edição, todo recheado de detalhes que torna a leitura muito mais prazerosa, com uma arte de capa que reflete perfeitamente toda a história.

Quem conhece Lilian hoje em dia não imagina por tudo que passou, e após ler sua trajetória, nossa admiração por ela se multiplica. Vivenciamos junto com Lilian inúmeros sentimentos, e aprendemos que as vezes somos uma borboleta bela e forte, só esperando o tempo de imperfeição passar para sair de seu casulo e poder voar.


RESENHA EM VÍDEO <3

1 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

1 comentários:

  1. Oi!
    Vi esse livro por aí e estou super a fim de ler. Eu também sou extremamente magra e fico com esse receio de engordar demais porque eu como muita besteira, meu Deus. É muito legal ver a superação da Lilian, isso pode servir de inspiração pra muitas outras pessoas.
    Beijos!

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir

 
© Memórias de uma leitora, VERSION: 01 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo